Bill Gates não parece pensar muito em BTC

Standard

Bill Gates não parece pensar muito em BTC em uma nova entrevista

Bitcoin está indo extremamente bem ultimamente, mas isso não está mudando a mente de certas empresas e indivíduos financeiros. Entre os atuais céticos do Bitcoin está Bill Gates, o magnata do software conhecido por criar programas da Microsoft.

Bill Gates pensa que o mundo não precisa de BTC

Em um tweet recente, Gates coloca em uma atitude de indiferença em relação ao bitcoin, a moeda criptográfica número um do mundo por limite de mercado. A mensagem diz:

Eu não possuo o bitcoin. Não sou um bitcoin curto, por isso tive uma visão neutra. Acho que mudar o dinheiro para uma forma mais digital e baixar os custos de transação é algo que a Fundação Gates faz nos países em desenvolvimento. A bitcoin pode subir e descer apenas com base na mania ou Bitcoin Bank qualquer que seja a visão, e eu não tenho como prever como isso irá progredir.

Entretanto, em uma entrevista separada que ocorreu em 18 de fevereiro de 2021, o filantropo e o executivo técnico declararam:

A forma como a moeda criptográfica funciona hoje permite certas atividades criminosas. Seria bom se livrar disso. Eu provavelmente deveria ter dito armas biológicas. Isso é uma coisa muito ruim.

A julgar por estas palavras, parece que Gates está assumindo um sentimento semelhante ao de Janet Yellen, a nova Secretária do Tesouro. Não faz muito tempo, Yellen comentou que estava preocupada com a quantidade de lavagem de dinheiro e crimes financeiros que pareciam se centrar em torno do bitcoin, e assim ela estava investigando a possibilidade de parar ou limitar a atividade criptográfica no futuro.

Este é um argumento que os comerciantes estão, sem dúvida, acostumados a ouvir. No entanto, é um argumento que mantém algum fundamento no mercado atual? Existe uma prova retumbante de que este tipo de comportamento não é tão difundido como todos nós fomos levados a pensar. Por exemplo, um novo relatório emitido pela empresa de análise de cadeias de bloqueio Chainalysis recentemente surgiu para sugerir que a maior parte da atividade de lavagem de dinheiro é relativamente concentrada e não ocorre em todo o espaço digital.

O relatório mostra que mais da metade – aproximadamente 55 por cento – dos fundos criptográficos lavados são armazenados em cerca de 270 contas digitais. Em um mundo onde há provavelmente milhões e milhões de carteiras, a quantidade de dinheiro lavado é armazenada em menos de 300 delas. Essa é uma proporção extremamente pequena.

Além disso, o relatório também diz que muitos dos criminosos no espaço criptográfico provavelmente seguem padrões quando se trata de armazenar os bens em questão, sugerindo assim que estes indivíduos podem ser fáceis de rastrear e subjugar no futuro.

Uma história de antipatia?

De qualquer forma, Bill Gates não tem sido um pouco fã de moedas por algum tempo, afirmando em 2018 que era algo que o mundo poderia fazer sem ele. Em uma entrevista, ele mencionou:

Como uma classe de ativos, você não está produzindo nada e, portanto, não deve esperar que ele suba. É uma espécie de puro investimento do tipo „teoria do tolo maior“.